terça-feira, 12 de abril de 2011

Turismo Brasileiro : Um Tesouro Desperdiçado


Na visão de meu amigo as únicas coisas que faltam são infra-estrutura e educação turística aos moradores da localidade.

São pontos que concordo, principalmente na questão da educação da população, mas vejo muito mais coisas que deixam a desejar.

Para começar, o turismo no Brasil, apesar de propagandas "maquiadas" de competência, é pífio. Só para comparação, a França recebe mais do que 4 vezes mais turistas ao ano tendo uma área menor do que a Bahia. O México recebe mais do que o dobro e o Paraguai quase empata conosco.

Sei que o Paraguai é um caso bem diferente do nosso, mas aqui só baseio-me em números.

Fazendo uma analogia entre turismo brasileiro e um aparelho celular, trabalhamos o nosso turismo achando que a única função possível é ligar e receber ligações.

Temos paisagens maravilhosas? Sim. Cuidamos delas? Não. Trabalhamos a imagem correta no exterior? Não. As pessoas da cidade conhecem seus pontos turísticos e sua história? Não.

Pegando primeiro a infra-estrutura dita por meu amigo. Muitos pontos não possuem nem identificação adequada. Caso pensemos na qualidade das estradas ou caminhos aí teremos mais problemas ainda. Basta sairmos de nossa cidade e dirigirmos a outra que conhecemos a realidade infernal das estradas brasileiras. Nem citarei os aeroportos, seria covardia.

Aí vem a minha percepção. Dentro de uma empresa tudo deve e é projetado, sinalizado e preparado para que o melhor serviço seja realizado. É impensável e até motivo de demissão não investir em algo que trará um retorno fantástico, porém é justamente o que acontece com o turismo brasileiro.

Praticamente todos os municípios possuem um Departamento, Setor ou até Secretaria voltada exclusivamente para o turismo, o mesmo acontece com o Estado e até o Governo Federal através de Ministério e da Embratur.

Sobre o dito acima, cabe ressaltar que é praxe utilizar pessoas que desconhecem totalmente o que é turismo e colocar à frente dessas pastas. Pensem apenas no nosso Ministro que quando Secretário de Estado apresentou nota fiscal de motel e hoje uma de suas metas é o combate ao turismo sexual. Caiu como uma luva.

Outro ponto de destaque é a imagem que passamos ao exterior. Mulheres semi-nuas, promiscuidade, cenários paradisíacos e favelas.

Para começar esta imagem tosca foca muito o Rio de Janeiro, porém somos um país continental e é óbvio saber que temos diferenças brutais de norte a sul, leste e oeste.

Pense, só por um minuto, que você é um estrangeiro e vê uma propaganda do Brasil e decide visitar. Agora imagine que você tem dois filhos menores de idade e uma esposa. Este passeio aconteceria?

Este simples pensamento que gasta apenas 30 segundos é o que faz a França ter muito mais turistas do que o Brasil. Respeitar a regra básica de que o turismo para ser bom necessita ser feito para todas as classes, idades, credos, raças e crenças. Jogue a esta regra o primeiro e mais básico principio do marketing, a intangibilidade, e teremos a receita básica de como fazer turismo.
Outro ponto básico a ser visto e discutido é a questão de valores monetários. Somos um país continente e, devido esta característica, muitas vezes é mais barato ir para Buenos Aires do que para Belém, por exemplo. Caso leve-se em conta a diferença de 2x1 de nossa moeda em comparação ao Peso Argentino à vantagem torna-se maior ainda.

É difícil imaginar que tratamos tão porcamente algo que pode render tanto dinheiro e resolver problemas enormes até de marginalização de comunidades e pessoas.

Penso, também, que caso você seja completamente despegado ao dinheiro e as pessoas também deveria exigir melhor infra-estrutura e condições para sua Cidade e Estado.

Dava para escrever umas 80 páginas sobre turismo já que nem chegamos a falar sobre a necessidade de atrações, entretenimento, logística, especialização e erros absurdos de estratégia em todos os campos.

Diante de tudo, chegar à conclusão de que temos muitas pessoas incompetentes (para ser bonzinho) lidando com uma preciosidade capaz de resolver muitos problemas crônicos de nosso Brasil.


Um comentário:

  1. Este fato atenta para a necessidade do planejamento dos destinos turísticos no Brasil. Existem muitos lugares com grande potencial e não são explorados de forma correta, muitos deles, como citado acima não possuem sinalização de que existem ou os próprios moradores os desconhecem. Daí a necessidade do trabalho multidiscimplinar que inclue o arquiteto como planejador e identificador desses espaços e estruturas necessárias para que eles ocorram.

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