sexta-feira, 4 de março de 2011

Entrevista com o turismólogo Carlos Elias Melo

Área de atuação: Organização de pacotes turísticos, Eventos turísticos de aventura.

Formação: Turismo – 2000-2004 – Uni BH
1.       Quais as áreas de atuação de um turismólogo?
Carlos Elias de Melo: Existem várias possibilidades de trabalho para um profissional do turismo, entre elas a elaboração do planejamento do espaço turístico; a elaboração de políticas de Turismo nos níveis nacionais, estaduais e nacionais; coordenação de pesquisas na área de turismo;, análise e elaboração de planos para o desenvolvimento do turismo, levando em conta fatores sociais, culturais e econômicos; seleção e classificação de áreas vocacionadas para o turismo; coordenação de áreas e atividades de lazer para o público em geral; além de planejamento e organização de eventos e viagens.

2.       Como avaliar áreas vocacionadas para o turismo?
Carlos Elias de Melo: Observando seus potenciais ambientais, culturais, históricos, por exemplo, além disso, é muito importante a identificação da localização da área, seus acessos, infra estrutura local. Hoje é muito comum os turistas buscarem uma identidade peculiar ao lugar, algo que se diferencie e determine um direcionamento de pessoas interessadas em conhecer os costumes, culinária, festas típicas entre outros. Estes levantamentos são essenciais para identificação de área em potencial para o turismo.

3.       Como avaliar os tipos de atividades e infra-estrutura  a serem implantadas em um empreendimento de turismo?
Carlos Elias de Melo: É necessário  se fazer uma pesquisa do contexto local, fazer um levantamento dos potenciais turísticos nos níveis ambientais, culturais, históricos que o local possui, a partir daí se conectar com o empreendimento, para agregar valor a ele e aprimorar as possíveis atividades que podem ser oferecidas e conseqüentemente a infra estrutura que essas irão demandar.

4.       Quais são os profissionais envolvidos diretos e indiretos para formar uma equipe multidisciplinar para planejar o espaço turístico?
Carlos Elias de Melo: Para projetos que dizem respeito a organização da cidade, são vários os profissionais que podem ajudar no seu planejamento cujo objetivo maior é o desenvolvimento local e atração turistas, entre eles estão os arquitetos, publicitários, economistas, administradores, e outros, dependendo do projeto.

5.       Qual a preocupação da implantação de um empreendimento turístico em determinado local?
Carlos Elias de Melo: Além da preocupação com os impactos que esse tipo de empreendimento pode gerar, seja no nível ambiental ou no social, deve-se pensar nas vantagens que podem ser obtidas com o investimento que o turismo possibilita, pois o objetivo principal do desenvolvimento turístico para uma área é fixar uma imagem competitiva para a cidade, a fim de atrair investimentos e melhorar seus índices econômicos, ambientais e sociais.


6.       Quais as parcerias podem se estabelecer neste tipo de segmento?
Carlos Elias de Melo: É possível se pensar em parcerias públicas e privadas, através de investidores que desejam ver seus nomes associados a imagem positiva da cidade, como  boa qualidade ambiental do meio natural e urbano, boa qualidade de vida para os moradores, entre outros.

7.       Quais as técnicas para que o empreendimento desse segmento seja um exemplo de sucesso e visibilidade no local?
Carlos Elias de Melo: Uma boa opção é observar as experiências de outras localidades, apesar de que cada destino turístico é singular, e a aplicação de outras experiências não irá necessariamente ter o mesmo efeito, ainda é um caminho para se seguir. É necessário uma avaliação cuidadosa das formas nas quais se podem comparar seus vários aspectos – meio ambiente, etapa do desenvolvimento, contexto social e cultural, e assim por diante.

8.       Como o desenvolvimento do turismo pode contribuir para o desenvolvimento econômico de uma determinada localidade?
Carlos Elias de Melo: Possibilitando investimento de recursos na criação de imagem urbana com objetivo de gerar renda, emprego e impostos.

Um comentário:

  1. Através dessa entrevista, foi possível perceber a possibilidade de parceria entre profissionais de turismo e arquitetura, além de ficar evidente uma grande área de trabalho que o arqutiteto possui e que tende a crescer principalmente com o advento da Copa do Mundo e Olimpíadas para o Brasil.

    ResponderExcluir