quarta-feira, 2 de março de 2011

Sebrae e ABIH lançam programa para capacitar pequenos hotéis e pousadas para a Copa de 2014


09/02/2011
Agência Sebrae
RIO - De olho nas oportunidades que irão surgir com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) lançam, no próximo dia 21, em Brasília, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem. Com aporte na ordem de R$ 3,3 milhões, o programa beneficiará 1,3 mil donos de pequenas pousadas e hotéis, com o objetivo de prepará-los para atender com excelência aos turistas que visitarão o país durante o evento esportivo. O programa será lançado inicialmente nas 12 cidades-sede da Copa.
De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o objetivo da entidade é que a qualificação seja um legado para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014.
— A qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes — diz Barretto.
O programa já foi lançado em Cuiabá, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. Os próximos destinos confirmados são Curitiba, no dia 25 deste mês; Manaus, em 3 de março; Salvador, em 15 de março; e Porto Alegre, no dia 24 do próximo mês. Ainda não há data definida para o lançamento no Rio e em mais duas cidades-sede.
Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões.
O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre Sebrae e ABIH em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014. Estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas.
Nas capacitações, destinadas a gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras, serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. Serão realizadas 32 oficinas. Para incentivar o aumento da competitividade, também haverá novas estratégias de comercialização, como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização.
De acordo com o presidente do ABIH, Enrico Fermi Torquato, o objetivo é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável.
http://extra.globo.com/emprego/sebrae-abih-lancam-programa-para-capacitar-pequenos-hoteis-pousadas-para-copa-de-2014-1034053.html

Um comentário:

  1. A inciativa do SEBRAE e ABIH possibilita um crescimento das atividades de hospedagem de pequenas empresas no Brasil, é um incentivo na qualificação dos serviços desse setor que certamente irá investir em infra estrutura e planejamento que é campo de trabalho para os arquitetos. Trata-se de uma área de expansão que poderá gerar visibilidades para esses pequenos empreendedores e beneficiará as localidades de implantação gerando impostos e renda.

    ResponderExcluir