terça-feira, 31 de maio de 2011

Entrevista com guia turístico – Lauro Martins


1. Como é o trabalho dos guias turísticos no Parque Estadual do Sumidouro?
Durante a semana é necessário o agendamento, já nos finais de semana existem mais guias disponíveis e a medida que as pessoas chegam vão sendo atendidas. Fazemos a trilha programada pelo Parque. Para grupos acima de 2 pessoas é pago uma taxa de R$ 7,00 por pessoa e o passeio dura uma média de 2:30hrs. São visitados 10 pontos previstos como atrativos.
2. Qual é a procura por esse serviço?
Está acontecendo aos poucos, agora começou uma divulgação maior do Parque, antes não havia funcionários suficientes para fazer a segurança do local, então era bem fechado a entrada das pessoas, agora, temos uma associação que presta serviços para o Parque e com treinamento recebido é possível oferecer um serviço de qualidade, que a região merece, por suas belezas naturais, o visual vale a pena.
3. Quem procura esse serviço?
Temos uma parceria com o projeto do circuito das grutas, com o projeto rota Dr. Lund e com o museu de mineralogia da PUC – MG. Vêm muitos grupos de turismo para conhecer as grutas da região e o nosso parque faz parte do roteiro.
4. Existe alguma infra estrutura para receber os turistas que visitam o Parque?
Não. Estamos muito preocupados com este fato, porque o Parque está inserido no projeto de divulgação da Copa do Mundo de 2014, e hoje na região não existe nenhum tipo de infra estrutura para receber e acomodar esses turistas que virão.

5. Você como morador da região e guia turístico do Parque, acha viável a construção de um Hotel Fazenda no local?
Sim, será muito bem vindo, mas junto com ele é necessário um planejamento completo para sustentar este empreendimento. O local está prestes a receber uma sede nova para o Parque com uma estrutura legal para receber o turista, mas se houver uma forma de hospedagem para prender o turista aqui, sem dúvida valorizaria a cidade e contribuiria para aumentar as possibilidades de emprego e renda local.

6. Existe alguma procura de empreendedores para investir na região?
O Sebrae MG faz programas que tem como objetivo divulgar a região, suas belezas naturais, e seu potencial turístico. Esses programas lançam projetos de hospedagem e serviços para a região.


Guia explicando trajeto do passeio do Parque

Mapa do trajeto do Parque
com atrativos

Expositor do Parque Estadual do Sumidouro
localizado na sede do Parque


Projeto do centro de visitantes do Parque Estadual do Sumidouro
a ser construído na Quinta do Sumidouro,
distrito vizinho de Fidalgo


Um comentário:

  1. Através dessa conversa com o guia Lauro foi possível perceber o potencial do Parque, eu que freqüentava o lugar desde criança nunca visitei os atrativos de lá, depois deste fato tive vontade de percorrer as trilhas, já conversei com amigos e familiares para planejarmos um grupo e fazer o passeio. É essa a sensação que quero transmitir no meu projeto, despertar o desejo de explorar as paisagens existentes nos arredores de Fidalgo.

    ResponderExcluir