sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pernambuco quer te levar para o interior. Conheça o projeto Revelando PE


26/05/2011

É impossível pensar em Pernambuco sem que a lembrança remeta diretamente às belezas naturais do estado. Cultura rica, praias, carnaval. No entanto, os atrativos daqui ultrapassam os três elementos citados. Para estimular um potencial pouco explorado no turismo local, foi lançado nesta quinta-feira (26) o projeto Revelando Pernambuco. A parceria entre governo estadual – por meio da Secretaria de Turismo do Estado e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) - governo federal e Fundação Assis Chateaubriand foi anunciada no Centro de Convenções, em Olinda e contou ainda com representantes do trade.
A principal intenção do projeto é interiorizar o turismo, mostrando que a região tem bem mais atrativos do que se conhece, principalmente no que se refere a entretenimento e conhecimento histórico. Para isso, a ação vai contar com R$ 7 milhões, provenientes do governo federal. O montante será utilizado na divulgação de 14 rotas turísticas que serão criadas para destacar atrativos culturais, geográficos e opções de lazer que incluem o ecoturismo e enoturismo.
Para a criação das rotas foi feita uma pesquisa durante sete seminários, realizados entre 25 de abril e 11 de maio, que levantou dados sobre a melhor maneira de desfrutar das singularidades de cada uma das cidades e sua rota específica. São elas: Rota Forró e Baião de Luiz Gonzaga, Crença e Arte, História e Mar, Costa dos Arrecifes, Águas da Mata Sul, Encostas da Chapada do Araripe, Engenhos e Maracatus, Vinho-Vale do São Francisco, Moda e Confecção, Poesia e Cantoria, Cangaço e Lampião e Ilhas e Lagos do São Francisco.
O secretário estadual de turismo, Alberto Feitosa, destacou a importância das parcerias público-privadas com o objetivo de fomentar o programa. “Não se pode fazer turismo sem mostrar tudo que Pernambuco tem, daí vem a necessidade da implantação do Revelando Pernambuco e interiorizar o turismo”.
A época para o lançamento do Revelando Pernambuco não foi por acaso. O momento pega carona com a expectativa para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, nas quais espera-se que o estado receba um grande fluxo de visitantes que conhecerão o país. O projeto conta, ainda, com cartilhas educativas, guias, oficinas, revistas e campanhas publicitárias que reforçam o papel do turismo como uma das mais promissoras atividades econômicas e seu potencial de geração de renda e inclusão social.
Além das parcerias e sensibilização da população, o Revelando Pernambuco vai contar ainda com uma ação grandiosa e voltada para a educação. Alunos do 1º ano do Ensino Médio de 400 escolas públicas pernambucanas vão participar de um concurso de redação e vídeo. Os autores dos melhores textos serão eleitos como Embaixadores do Turismo e vão ganhar câmeras de vídeo e fotográficas para captarem imagens das localidades onde vivem. Ao final do projeto, todo o material produzido por eles vai ser compilado num documentário institucional veiculado pelo governo estadual.
Dois guias específicos completam o projeto: um direcionado aos gestores municipais e outro especialmente pensado no empresariado. O objetivo é apontar rumos para que os municípios tenham um bom modelo de governança e possam desenvolver seus produtos turísticos.

Por Elian Balbino, com informações de Juliana Cavalcanti

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110526125144&assunto=163&onde=Economia

Um comentário:

  1. Este fato mostra a importância de se fazer parceria com os órgãos públicos e privados com o objetivo de divulgar lugares até então desconhecidos. Após percebido o potencial turístico de um determinado lugar, principalmente daqueles circundados por lugares já consagrados, é necessário um trabalho de planejamento multidisciplinar para o sucesso turístico. O fato está diretamente ligado ao meu objeto de estudo e com o papel da arquitetura nestes casos.

    ResponderExcluir